Geografia ao alcance de todos

Este é um blog exclusivamente para fins educacionais. Será um meio para facilitar o processo de aprendizagem em Geografia. Um grande abraço a todos! Professor Guilherme.

12/2/09

7ª Série - Como calcular fuso horário

 

Como calcular fuso horário:
 
Para determinar a hora legal, a Terra foi dividida em 24 "fatias" definidas por dois planos que contêm o eixo da Terra, com um ângulo de 15 graus entre eles. O nome "fuso" tem origem no formato da seção resultante e ficou estabelecido que a mudança dos relógios seria feita em horas inteiras entre dois fusos.
Entretanto, na prática, decisões políticas alteraram completamente o mapa de fusos. Nem a regra da passagem meridiana nem o numero inteiro de horas foi obedecido, e ainda inventaram um "horário de verão", gerando uma grande confusão quando precisamos descobrir a hora vigente em outro país.
A única maneira de fazermos este cálculo corretamente é consultando tabelas ou mapas, e não esquecendo de verificar se é necessária a correção devida ao horário de verão.
 
Greenwich é o nome de uma pequena cidade próxima a Londres, onde ficava o antigo observatório Real que determinava a hora oficial usando uma luneta meridiana. Uma grande bola vermelha colocada em um mastro caia exatamente ao meio dia, permitindo a todos os navios do porto acertarem seus cronômetros antes de sair para o mar. Hoje o observatório foi transferido para outro local (Cambridge), e o prédio antigo foi transformado em um museu que guarda preciosos mecanismos de relojoaria.
O fuso centrado neste meridiano é identificado como o 0 (zero). De 15 em 15 graus a Leste, numeramos os fusos como +1, +2, +3, etc. até 12. Fazendo o mesmo a oeste, numeramos como -1, -2, -3, etc., em torno da Terra até que encontramos o mesmo meridiano 12.
No centro deste fuso (12) encontramos outra linha amarela, a Linha internacional de mudança de datas.
Podemos notar que até esta linha sofreu alguns desvios devidos à divisão política. Quando um viajante atravessa a linha de oeste para leste, deve corrigir seu calendário em menos um dia. Quando atravessa a linha no sentido leste-oeste, deve adicionar um dia.
 
Apesar da numeração nas margens superior e inferior respeitarem os fusos de 15 graus, podemos ver que a identificação sobre os países não segue as mesmas linhas.
Veja, por exemplo, que o Brasil usa o fuso -3, mas a Argentina, cujo território está no fuso -4 (e chega até ao -5) usa o mesmo fuso do Brasil. Isto acontece porque esta é uma decisão política, que melhor convém àquele pais.
 
Motivos econômicos, como o horário de funcionamento dos bancos e da bolsas de valores fizeram com que todos os países do leste europeu adotassem o mesmo fuso (+1). Apenas a Grã-Bretanha e Portugal usam o fuso 0 na Europa.
A Austrália adotou o fuso +9:30 para a região central, de modo a reduzir os problemas de horários comerciais. Pelos mesmos motivos a China decidiu usar apenas o fuso +8 para todo seu território, que cobre 4 fusos diferentes.
 
Para calcular a hora de outro fuso, verifique no mapa os fusos envolvidos, e subtraia o menor do maior, por exemplo: Se são 10 horas no Brasil, que horas são na Índia?
Consultando o mapa você encontra:
Brasil: fuso -3
Índia : fuso +5:30
Subtraindo o menor do maior: +5:30 -(-3) = 5:30 + 3= 8:30 (lembre-se da regra algébrica: menos menos dá mais).
Em seguida some esta diferença à hora legal, se estiver a leste, ou subtraia se estiver a oeste.
Logo, se no Brasil são 10 horas, na Índia são 18:30
 
criado por gsousaf    19:30 — Filed under: Sem categoria

14 Comments »

  1. Gui eu amei a ideia do blog!!!!achei ótimo vc ter colocado como calcular fuso horario pois eu precisava mesmo saber.Valeu pelo blog Gui!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by Ana — 20 de February de 2009 @ 20:43

  2. MUITO LEGAL A IDEIA DO BLOG FACILITA OS NESTUDOS E POUPA AS DUVIDAS!! DEPOIS NA SALA DA 7a 2 VC ME PERGUNTA MEU BLOG PQ AI EU TE PASSO VALEU FLW

    Comment by MATTHEUS MORAES — 12 de March de 2009 @ 10:25

  3. guilherme......voce é um professor muito legal.....por isto num faz uma prova difícil nao???????

    Comment by Lara — 15 de March de 2009 @ 16:25

  4. E AÍ PROFESSOR... COMO VAI VOCÊ EU ESTOU AQUI POIS QUERO DIZER Q ADOREI ESSA IDÉIA DO BLOG !!! UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO!!! FLW !!! TCHAU BRAGA !

    Comment by gabriel braga — 15 de March de 2009 @ 22:22

  5. eii fessor...tenho uma dúvida : como os mares de morros podem ter planatos tão irregulares sendo que eles ficam no litoral,onde a altitude é 0° ??beijoo!

    Comment by Isabela azevedo — 16 de March de 2009 @ 10:46

  6. oiee.. gostaria de saber como eu faço se eu naum tiver o mapa dos fusos e só as coordenadas dos dois locais??

    Comment by Jessica Estefanya — 26 de April de 2009 @ 17:10

  7. vlw profii ... ajudou bastante...galerinha mim add aí flw..girlise.@hotmail.com

    Comment by láise — 28 de April de 2009 @ 13:45

  8. profiii oiee.. gostaria de saber como eu faço se eu naum tiver o mapa dos fusos???

    Comment by láise — 28 de April de 2009 @ 13:47

  9. Como fiquei maravilhada com as formas de calcular fuso horario que voce nos compartilhou no seu blog . Agora sim ficou mais facil trablhar fuso horario na modallidade EJA .tinha dificuldade mas hoje com sua informação maravilhosa ficou mais facil. obrigado .

    Comment by socorromachado — 14 de March de 2010 @ 11:50

  10. ai gostei mto facilito nos studos add ai pilz vlw jj_jef.ralf@hotmail.com !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by jejdee — 1 de June de 2010 @ 21:11

  11. OBRIGAAAAADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

    Comment by Gabriel Reis — 22 de November de 2010 @ 7:18

  12. muito bom

    Comment by valeria ribeiro — 25 de May de 2012 @ 13:33

  13. EU TO NA QUINTA SERIE E TO APRENDENDO FUSOS HORAIRIO E ESSE SITE ME AJUDOU BASTANTE VALEU!!!!!!!!!!!!!!!

    Comment by igor — 2 de July de 2012 @ 10:39

  14. comecei a entender um sobre fuso horário.

    Comment by IRENE — 10 de January de 2013 @ 15:58

Leave a comment

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://professorguilherme.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.